quinta-feira, 28 de maio de 2015

Kiwi simbolo da Nova Zelândia




Os kiwis são simbolos da Nova Zelândia , porem nos ultimos séculos com a chegada dos exploradores europeus que levaram mamiferos para o país os kiwis foram praticamente dezimados.

Os kiwis possuem hábitos noturnos e são facilmente assustados , isso dificulta mais ainda o seu encontro na natureza.

Rainbow Springs parque em Rotorua, na ilha norte da Nova Zelândia  , além de oferecer um tipo de zoológico para visitantes, o parque trabalha firme para dar mais chances aos kiwis de sobrevivência na natureza. A última temporada de nascimentos no Raibow Springs foi considerada boa , especialmente devido a um filhote que saiu do ovo na primeira semana de maio. Normalmente os animais nascem entre setembro e março. 

O parque trabalha com uma das espécies de kiwi , o kiwi marrom. Pesquisadores buscam encontrar ovos em seus habitats naturais principalmente em ilhas menores mais próximas como  na costa da ilha norte. Após a captura dos ovos os pesquisadores os levam até o parque onde são cuidados até seu nascimento. 


Após nascerem, os kiwis bebês são mantidos em uma incubadora e recebem cuidados até alcançarem o peso de 1 kg – o que demora cerca de três meses. Alcançado o marco, eles são reintroduzidos em seu território natural, com um chip implantado que permite seu acompanhamento.


Graças aos pesquisadores a taxa de sobrevivência dos kiwis aumentou para 60% a 70% , na natureza essa taxa é de 5% até a vida adulta.

Isso permitiu que na ultima temporada de reprodução 106 novos kiwis nascessem no parque. Desde o inicio desse belo trabalho da retirada dos ovos da natureza em 1995 , 1.350 kiwis ja foram soltos em seu habitat. Lembrando que eles são recolocados na mesma região onde foram retirados quando eram apenas ovos ainda.
 


Os kiwis são parentes dos avestruzes e emas, e assim como eles, não podem voar. Seu bico longo dá um aspecto engraçado ao animal, que o usa como uma terceira pata, para conseguir equilíbrio e apoio. As fêmeas são maiores que os machos e podem viver até 50 anos – colocando até 100 ovos em todo o período de vida.
Ainda como seus parentes maiores, os kiwis têm ovos grandes – uma das maiores relações de tamanho entre fêmea e ovo colocado da natureza. Eles normalmente pesam 500g – 15% do peso da fêmea - e são colocados em pares, com uma diferença de 20 dias.
O pássaro tem hábitos majoritariamente noturnos, saindo apenas para buscar comida, -- basicamente invertebrados, além de frutas já caídas--  e é morador comum de florestas, formando seu ninho em tocas, troncos ocos ou sob densa vegetação.


Fontes : 

G1 
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2015/05/veja-nascimento-de-passaro-kiwi-em-bercario-da-especie-na-nova-zelandia.html

sexta-feira, 8 de maio de 2015

Recém descoberto na amazônia primata já pode estar correndo risco de extinção.



Em 2011 um primata da espécie Callicebus miltoni foi descoberto na amazônia , ganhou o nome popular de zogue-zogue-rabo-de-fogo devido a coloração de sua cauda avermelhada cor de tijolo.

Mas só agora 
pesquisadores do Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais (Pró-Carnívoros), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e do Museu Paraense Emílio Goeldi publicaram a descrição completa da espécie na revista científica "Papéis Avulsos de Zoologia ".


Os pesquisadores para terem certeza de que se tratava de uma nova espécie ,
 realizaram comparações de coloração da pelagem e de medidas do corpo e do crânio do animal com as de outras espécies do gênero.

Abaixo uma foto mostrando as diferenças entre as espécies. 






Embora os pesquisadores ainda possuam poucos dados de campo a respeito do comportamento da espécie , é conhecido que o gênero dessa espécie costumam a viver em grupos pequenos de dois até seis indivíduos , que geralmente têm um filhote por ano. Uma curiosidade desses grupos é que apresentam apenas uma fêmea reprodutiva.

Os Callicebus têm cerca de 30 centímetros de comprimento, possuem hábitos arborícolas e diurnos e a sua alimentação consiste principalmente de frutos.

Apesar de recém-descoberto, o zogue-zogue-rabo-de-fogo já pode estar correndo risco de extinção, a
 região onde essa espécie se encontra sofre uma grande pressão do desmatamento causado por motivos diversos, como o corte seletivo de árvores para fins comerciais.  
Obras para a construção de estradas e hidrelétricas na área também devem influenciar o 
status de conservação dessa espécie em longo prazo. Somente nos rios Aripuanã e Roosevelt, sete hidrelétricas estão previstas para serem implementadas nos próximos anos.



Fontes : 

Ciencia Hoje
http://cienciahoje.uol.com.br/noticias/2015/05/novo-macaco-nas-arvores-da-amazonia

Link do artigo publicado pelos pesquisadores sobre o 
zogue-zogue-rabo-de-fogo 

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0031-10492014003200001&lng=en&nrm=iso&tlng=e