segunda-feira, 30 de março de 2015

Os últimos 5 Rinocerontes brancos do norte.



O plano dos ambientalistas para salvar o rinoceronte-branco-do-norte era ambicioso: transportar por avião quatro rinocerontes da espécie em extremo perigo de extinção a partir de um zoológico na República Tcheca até a África Ocidental, levá-los até a savana do Monte Quênia e esperar que o habitat natural os ajudasse a se reproduzir, o que impediria a extinção completa da espécie.

Os cuidadores de três rinocerontes-brancos-do-norte no Quênia - que representam metade dos rinocerontes dessa espécie em todo o mundo - começaram a anunciar publicamente pela primeira vez que o macho e as duas fêmeas não conseguirão se reproduzir naturalmente.

A ciência, no entanto, ainda oferece uma ponta de esperança. A partir de agora, esforços começarão a ser feitos para que a espécie sobreviva por meio de fertilização in vitro.
"Sempre soubemos desde o começo que as chances disso funcionar seriam muito pequenas, mesmo se eles copulassem", disse Richard Vigne, chefe-executivo da organização Ol Pejeta Conservancy, onde os rinocerontes têm vivido desde dezembro de 2009.

Angalifu, um dos seis rinocerontes-brancos do norte ainda vivos no mundo, morreu no zoológico de San Diego, ao sudeste dos Estados Unidos, de acordo com informações dos funcionários da instituição.

Os veterinários estão realizando uma autopsia para determinar a causa da morte do animal, mas tudo aponta para a idade de Angalifu, que já tinha 44 anos.

Agora restam apenas cinco membros desta espécie no Planeta: uma fêmea em idade avançada no zoo de San Diego, outro animal em um parque na República Tcheca e três vivendo em liberdade na África.

Os tratadores lamentavam não ter podido cruzar Angalifu com a fêmea de San Diego, na tentativa desesperada de manter a espécie.



Fontes :

 G1
http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/12/barriga-de-aluguel-pode-salvar-especie-de-rinoceronte-em-risco-de-extincao.html

UOL
http://noticias.uol.com.br/meio-ambiente/ultimas-noticias/redacao/2014/12/16/morre-nos-eua-um-dos-seis-rinocerontes-brancos-do-norte-que-existiam-no-planeta.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário